Dia Internacional do Rotary é comemorado nesta quinta! A principal bandeira do Rotary tem sido, desde a década de 1980, a erradicação da poliomielite.

por Rotary Club de Cuiabá-CPA

Nesta quinta-feira (23) é comemorado o “Dia da Paz e da Compreensão Mundial em Rotary”. No Brasil a data foi oficializada como Dia do Rotary Internacional, a fim, marcar a data da fundação do 1º Rotary Club que foi constituído em 23 de fevereiro de 1905 durante a primeira reunião e instalação do Rotary Club de Chicago, nos Estados Unidos. Foi uma iniciativa do advogado norte-americano, Paul Percy Harris, donde viria a ser criado mais tarde o Rotary International.

O Rotary é uma organização mundial de voluntários formada por líderes empresariais e profissionais liberais, que prestam serviços humanitários em suas comunidades, promovendo o desenvolvimento da paz e da boa vontade. Com cerca de 1,4 milhão de associados e 36 mil Rotary Clubs em mais de 200 países, atua nas áreas de combate a doenças, saúde de mães e filhos, água limpa e saneamento, promoção da paz, desenvolvimento econômico, proteção ao meio ambiente e assistência em caso de desastres.

A principal bandeira do Rotary tem sido, desde a década de 1980, a erradicação da poliomielite. No Brasil, a instituição trabalha junto ao Ministério da Saúde e à Organização Pan-Americana de Saúde para promover a vacinação. Esse trabalho inclui uma forte atuação para a conscientização de pais e responsáveis sobre a necessidade de se vacinar as crianças contra a paralisia infantil.

Vale destacar que, no mundo, o Rotary já contribuiu com mais de US$ 2,6 bilhões e incontáveis horas de trabalho voluntariado para eliminar essa doença. Todo ano, por meio de uma parceria de financiamento com a Fundação Bill & Melinda Gates, o Rotary destina US$ 150 milhões para o programa. Se fosse um país, o Rotary seria o segundo com maior investidor do programa, atrás apenas dos Estados Unidos.

O presidente do Rotary Club de Cuiabá CPA, Alci de Oliveira Júnior, destaca os trabalhos de manutenção do Banco Ortopédico bem como ações de parcerias e projetos junto a creches, clubes de escoteiros, clube de mães e outras entidades que atuam na região do CPA.

Os rotarianos brasileiros comemoram, ainda, o centenário da organização no Brasil, através do Rotary Club do Rio de Janeiro, fundado em fevereiro de 1923. O programa contará com a presença da primeira mulher presidente da entidade, empresária da comunicação Jennifer Jones, do Canadá.

Rotary no mundo é parceiro da Organização Mundial de Saúde (OMS) na maior campanha de saúde pública da história, o Rotary já destinou cerca de 2,6 bilhões de dólares ao combate à Poliomielite, além da mão de obra dos membros de todo o planeta.

De acordo com o Presidente Alci, o combate à pólio é prioridade do clube desde a fundação. Se, em 1985, início da parceria, o mundo registrava 350 mil casos anuais da doença, hoje são menos de uma centena, concentrados em apenas três países: Paquistão, Afeganistão e, recentemente, Moçambique.

Localizar site dos clubes